domingo, 21 de fevereiro de 2016

5 filmes e 5 livros para encantar o seu dia

Existem filmes que nos ofertam momentos de puro encanto, magia ou reflexão quando os assistimos. Por isso resolvi trazer aqui pro blog alguns desses filmes, cada um deles muito importantes para mim.

Filmes:

A Máscara da Ilusão
Helena (Stephanie Leonidas, de Yes) é filha de donos de circo, mas gostaria de ter uma vida normal. Subitamente, sua mãe, Joanne (Gina McKee, de Desejo e Reparação) adoece e, no dia seguinte, Helena acorda em um mundo paralelo ao seu, onde tudo é igual e diferente ao mesmo tempo, monstros e bestas são vistos normalmente passeando pela cidade, os habitantes usam máscaras e não mostram seu rosto (o que faz de Helena um ser estranho naquele mundo), gigantes existem, uma sombra negra devora tudo e livros ganham vida.

O filme brinca com a realidade, foi produzido com uma preciosa valorização dos detalhes. Cada cena, cada personagem ou cenário foram construídos para levar o espectador para um universo de surrealidade. É como estar dentro de um sonho bizarro, porém fascinante. O bem o o mal parecem conceitos feitos de massinha, que se moldam, escorrem ou se misturam indefinidamente. O amor maternal, os conflitos familiares, a rebeldia e a amizade são nos apresentadas com força e nos alcançam feito um abraço devorador. Quem conhece o trabalho de Gaiman (que também criou Coraline) sabe bem como ele consegue criar o sublime. Criaturas sinistras, algumas um pouco assustadoras, pessoas com mentes inquietantes e metáforas tomando forma física são apenas alguns dos elementos do filme. 

Dublê de Anjo
Los Angeles, anos 20. Roy (Lee Pace) é um dublê de cinema que sofreu um acidente e por isso se encontra em coma em um hospital, é onde conhece a pequena Alexandria (Cantinca Untaro) que com seu braço quebrado passa a visita-lo com frequência para que ele conte suas mirabolantes histórias. Ele começa a contar uma jornada épica, sobre cinco heróis míticos que possuem apenas uma coisa em comum, o desejo de vingança do Governador Odious. Para continuar contando, Roy decide fazer uma troca com a menina, pedindo que ela o levasse um remédio, comprimidos que o fariam morrer, e sem que ela soubesse do efeito de tudo isso, Alexandria vai tentando, através de sua história, reencontrar a luz que faltava no dublê, que tão repleto de amargura e ressentimentos já não é mais capaz descrever um final feliz. 

O filme mescla fantasia e realidade, de um lado vemos um dublê que se acidentou em trabalho e tanta recuperar-se de outro uma menina de alma solitária que se torna amiga e admiradora- sem saber que ele planeja acabar com a própria vida. Eles passam a se encontrar com frequência, enquanto ele tenta se recuperar, a cada visita o dublê lhe conta uma parte de uma incrível história. A toda uma linguagem poética expressa em cada gesto e palavra dita. A história está repleta de personagens e conflitos reflexivos que se somam a reflexão do filme sobre amizade e persistência.

A menina no Pais das Maravilhas
Phoebe Lichten (Elle Fanning) sonha em participar da peça "Alice no País das Maravilhas", que será encenada na sua escola, mas é sempre rejeitada pelos colegas de classe. Isto faz com que seu comportamento piore cada vez mais, preocupando seus pais, Hillary (Felicity Huffman) e Peter (Bill Pullman). Eles tentam ajudar a filha, mas Phoebe prefere se esconder em suas fantasias. Aos poucos, ela passa a confundir a realidade com seus sonhos.

É impossível não se emocionar com o filme. Vemos uma mãe muito ocupada com seu trabalho- que relaciona-se com Alice no País das Maravilhas, e sua filha tem um síndrome que lhe rende momentos delicados em sala de aula. Ela as vezes fala coisas sem querer, xinga as pessoas involuntariamente, cospe e tem ações compulsivas ( como se prender a uma contagem ao caminhar/dançar). A medida que a mãe se aprofunda no trabalho sobre Alice ela se afasta da filha, e a filha acaba entrando num universo fantasioso onde ela quer ser Alice, o que se mistura com a realidade quando surge a oportunidade dela representar a personagem numa peça da escola. A professora de teatro é uma senhora incrível, com metologias admiráveis e uma inclinação natural à arte. Vários conflitos e discussões são abordados no filme, inclusive a aceitação por parte da mãe de que a filha está com problemas ( no inicio ela se recusa a acreditar, mesmo com a informação partindo de uma Psicologa).

My name is Khan
O filme “My Name is Khan” conta a história de Rizvan Khan, um indiano portador da síndrome de Asperger's, um tipo de autismo. Depois que se muda para os Estados Unidos, Khan se apaixona por Mandira, uma cabeleireira separada que vive com o filho Sameer (Sam). Khan é maometano e Mandira, hindu, mas suas diferenças religiosas não impedem que se casem. Os problemas começam com o 11 de Setembro, quando passam a ser atacados por sua origem étnica e devido a generalizações preconceituosas. Depois de sofrer bullying por parte de colegas, Sam é morto em uma briga, e Mandira, revoltada, culpa o marido, e lhe diz que ele só poderia voltar depois que dissesse ao presidente da república que ele não é um terrorista, e que o filho dela também não era. Rizvan interpreta isso literalmente, e empreende uma peregrinação para ter sua esposa de volta.

O protagonista do filme é um homem autista. Ele é maometano e faz parte de um grupo onde um sujeito tentou inspira-los ao terrorismo, ele prontamente se monstra contra e acusa o cara de ser um falsário perverso. Entre diversos incidentes, incluindo a morte de seu filho, ele acaba partindo numa busca para falar com o Presidente dos estados Unidos. Nesse momento em que se fala tanto em imigração e tolerância religiosa- especialmente quanto a muçulmanos- esse filme é uma ótima ferramente para inspirar discussões positivas sobre o assunto. 

Ponyo, uma amizade que veio do mar
Sosuke (Hiroki Doi) é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo (Yuria Nara), uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto (Jôji Tokoro), que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

O estúdio Gibli já tem um histórico invejável de grandes produções. Ele trabalha com animações que parecem ter sido produzidas no intimo da alma humana. Os traços dos personagens entre seus filmes são muito característicos, o que permite muitas vezes que só de olhar pra uma imagem de um filme  já seja possível dizer se pertence ou não ao estúdio. Nesse filme uma pequena criaturinha do mar deseja fugir do controle de seu pai, que a priva de liberdade. Ela foge para o mundo dos humanos e conhece um garotinho muito fofo, ele a leva para sua casa dentro de uma baldinho e lhe dá o nome de Ponyo. Há um momento em que eles se separam, o pai dela está tentando captura-la e ela usa seus poderes para se transformar numa menina humana. A história gira em torno da busca pela liberdade e o despertar da amizade. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Livros:

A mascara da Ilusão:

Esta é a história de Helena, que trabalha para um circo e deseja, ironicamente, fugir e viver uma vida comum. Mas este não é o caso, uma vez que ela se encontra em uma estranha jornada rumo a Dark Lands, um lugar fantástico repleto de gigantes, pássaros-macaco e esfinges perigosas. Helena está à procura da 'Máscara da Ilusão', um objeto de enorme poder que é a sua única esperança de escapar de Dark Lands, acordar a Rainha da Luz e retornar para casa.
O livro foi a inspiração para criação do filme- que citei no inicio da postagem. É uma obra de arte escrita por um dos mais geniais autores de todos os tempos.

Extraordinário:

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Na obra acompanhamos a inserção do pequeno Auggie ( August) no universo escolar. Assim como ele, nós leitores somos preenchidos de emoções, duvidas e anseios. O livro está entre os melhores que já vi, pois trata de assuntos realmente importantes e impactantes, porem numa linguagem convidativa e delicada. É como admirar um girassol no núcleo de um furação. Deveria, certamente, ser um livro de cabeceira de todos os adultos- para que repensem suas próprias vidas e para que entendam melhor as crianças e a infância.

Meu Amiguinho do Espaço:

Ah, ainda lembro-me dele.
Já se passaram tantos anos, mas parece que foram apenas alguns dias.
Lembro-me dele, como se o tivesse visto há poucos instantes.
Mesmo depois de crescido e envelhecido, ainda sinto a sua falta.
E não há nada que possa amenizar minha saudade, a não ser...
O sorriso das estrelas. Elas ainda me confortam...
Te contarei um pouco desta história, que faz parte da minha.
O descreverei aqui, para vocês...
Não posso falar-te muito a respeito.
Precisaria de um livro de um milhão de páginas.
Irei resumir, mas não te preocupes: revelarei momentos extraordinários e falarei de algo incrível que nunca esqueci.

O livro nos apresenta um garoto humano que dialoga com um ser vindo do espaço. Entre eles há um linda relação de amizade, onde o primeiro conta sobre a vida na terra ao segundo, que lhe dá conselhos para que se torne um sujeito cada vez melhor e mais honrado. Diversas reflexões sobre a vida- a vida bem vivida- transbordam dessa obra fascinante.


Como eu Realmente:

O lado meio esquisito da nossa imaginação é mais profundo do que esperávamos. Neste volume, acompanhamos a Niazinha enquanto ela enfrenta suas fraquezas pessoais, lida com uma mãe particularmente paranoica, reflete sobre alguns dos grandes problemas do mundo e viaja para além da nossa dimensão. Será que ela chegará a tempo de impedir o que a Srta. Garrinhas talvez esteja tramando?
Na verdade é um quadrinho, mas é fabuloso! Traços muito bem preparados com conteúdo inteligente e dinâmico dão destaque pra essa obra. A Nia nos leva para um incrível passeio, repleto de diversão e risos espontâneos. E tem a senhora garrinhas (uma gatinha muito fofa com planos muito loucos!!!).

Peter Pan- A origem da Lenda:

Um dos mais célebres personagens da história da literatura em edição inédita no Brasil!
Criada no início do século XX, a lenda encantadora do Peter Pan tornou-se, com o passar do tempo, um símbolo da eterna infância e do imaginário infantil na divisa com o mundo dos adultos. Em uma edição inédita no Brasil, a editora Universo dos Livros apresenta a origem do clássico que marcou gerações!
Embarque nesta fantástica jornada, onde você desbravará junto ao “menino que não queria crescer” a zona esquecida dos Jardins de Kensington, local onde a lenda tomou forma. Conheça também as incríveis fadas que lá habitam, bem como as outras espécies de seres míticos.
Dê asas à sua imaginação e conheça Peter Pan como você nunca viu!
Pensa num livro impecavelmente! Ele vai muito além do que nos é apresentando nos tantos livros e filmes sobre o Peter Pan que existem. Narra o nascimento de Peter de uma maneira puramente fantasiosa e repleta de elementos intrigantes- desde crianças que vieram dos pássaros a fadinhas que fazem a guarda dos Jardins de Kansington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Design by Ingrid Moura [Goods Sweets]